terça-feira, 19 de abril de 2011

Inspirações para Tattoos: Caveiras Mexicanas

Fazia tempo que não postava sobre tattoos, aqui no blog. Daí dando uma vasculhada em algumas referências em meus arquivos, encontrei um banco de imagens de caveiras mexicanas, que é um desenho que me chama bastante atenção e como tatuagem fica lindo, devido à riqueza de cores e detalhes. Mas óbvio que pra essa tatuagem ficar bela, fatores como tom de pele e local a ser tatuado, devem ser levados em consideração.

As Caveiras fazem parte da cultura Asteca, presente no México, antes mesmo da colonização hispânica. O ritual de enfeitar crânios, é uma hábito comum durante o Dia dos Mortos, comemorado todo dia 2 de novembro, como acontece no calendário católico. Mas diferentemente do dia triste dia de finados que já conhecemos, a comemoração mexicana possui um teor de alegria e festividade. As pessoas fazem festas regadas de comidas e músicas típicas.

A representação feminina em muitas das referências aqui mostradas são a personificação da Deusa da Morte - atualmente relacionada à La Catrina, personagem de José Guadalupe Posada - e esposa de Mictlantecuhtli, senhor do reino dos mortos. Ela era quem presidia as festas que ocorriam no passado dessa civilização.


Há também as diversas brincadeiras de se utilizar rostos e personagens conhecidos e tranformar em caveiras, acho bem divertido também. Espero que gostem das referências =] 














Um comentário:

  1. muito boas as fotos!! fazendo uma busca hoje encontrei uma matéria bem boa também de quadros com caveiras mexicanas, vale a pena dar uma conferida

    http://liveunderconstruction.wordpress.com/2011/04/22/sylvia-jy-caveiras-mexicanas/

    ResponderExcluir